Pensamento econômico

Bibliotecas

Muitos textos clássicos da economia estão disponíveis para consulta gratuita na internet. Uma grande vantagem destas versões eletrônicas é a facilidade de pesquisar trechos e citações. Porém, a maioria delas não traz comentários críticos ou apresentações que constam das edições impressas.

O Arquivo da Universidade McMaster, criado por Rod Hay, é a mais antiga e uma das maiores bibliotecas virtuais de HPE.

The History of Economic Thought Website é outro repositório de links e informações sobre autores e escolas de pensamento econômico. Era mantido por Gonçalo L. Fonseca e hospedado na New School, e está de volta agora com o apoio do INET.

Outras grandes coleções de textos clássicos são a Library of Economics and Liberty e a Online Library of Liberty, voltadas primordialmente para autores da tradição liberal.

A Economists' papers é mantida pela Royal Economics Society e pretende ser um guia para fontes do pensamento econômico britânico e irlândes.

Le jardin aux sentiers qui bifurquent reúne edições paginadas, textos originais e traduções para o francês de textos de economia.

The Bentham Project é um site dedicado a obra do pensador utilitarista e que contém links para versões on-line de seus principais trabalhos. 

O davidhume.org é um arquivo que pretende oferecer on line todos os  textos de Hume, além de bibliografias e links para estudos sobre esse autor. 

The Marxists Internet Archive reúne biografias, textos e fotos de Marx, Engels e outros autores marxistas.

A Herbert Simon Collection é um arquivo de textos daquele autor.

The Avalon Project abriga textos de história, direito, economia, diplomacia e política. Entre as obras de economia, textos de Locke, D'Avenant, Child, Malthus, Gervaise etc..

Akama Michio's E-Texts Links é um velho repertório de links para textos disponíveis em várias bibliotecas virtuais.

A Electronic Library of Historiography, voltada para a história intelectual dos séculos XVI a XX, oferece um leque variado de textos deste período.

Les classiques des sciences sociales, da Universidade de Québec, foi criada em 1993 e abriga uma ampla coleção de textos de ciências sociais em língua francesa.

A Gallica é a  coleção de documentos eletrônicos da Biblioteca Nacional da França.

The Internet Library of Early Journals é um projeto das Universidades de Birmingham, Leeds, Manchester and Oxford, que visava digitalisar e disponibilizar o conteúdo de algumas revistas dos séculos XVIII e XIX.

EE-T Portal reúne uma base de dados sobre traduções de textos econômicos, além de dar acesso a versões digitalizadas de parte dessas traduções.

(Conteúdo atualizado em 22mai16).